- Arquivador e dispensador de elementos para histórias, poemas e ilustrações
> 3 anos - duração adaptável às especificidades e características dos participantes O arquivador e dispensador de elementos para histórias, poemas e ilustrações, é um objecto lúdico, único, que estimula a criatividade e a imaginação, facilitando o processo de construção de histórias, poemas e ilustrações. Divertido e interactivo, a utilização deste jogo pode ser feita por pessoas de diferentes idades, independentemente de níveis de literacia e/ou alfabetização.
- Se os contos fossem notícia
10 aos 16 anos - 90’ ou 3x60’ Recorrendo a actividades de escrita, expressões dramáticas e plásticas, pretendem-se construir textos que reflictam a transformação de contos tradicionais, lengalengas e alguma literatura de cordel, em notícias da actualidade. Num ambiente que motiva a criatividade, a motivação e o trabalho de equipa os participantes irão explorar temas e construir notícias e reportagens. Esta oficina apresenta-se sob a forma mais condensada ou mais alargada, pretendendo assim adaptar-se às necessidades e interesses específicos dos grupos que dela usufruem.
- Livro é vida
> 3 anos – 90’ “Para mim, livro é vida; desde que eu era muito pequena os livros me deram casa e comida” (Livro a troca, Lygia Bojunga)
Nesta oficina, através da exploração de diferentes materiais, as crianças são convidadas a reflectir sobre o que é o livro e a construir os seus próprios livros de histórias.
- Jogos de cartas e leitura
> 8 anos - 120’ Através da exploração de vários jogos de cartas, são desenvolvidos exercícios de leitura em voz alta, jogos dramáticos e construção de histórias. Para além do desenvolvimento de competências muito úteis e diversas, esta proposta irá facilitar a compreensão do que é uma biblioteca: missão, espólio, organização e usufruto...
- A ler e a escrever que diversão pode haver
Dos 6 aos 10 anos - 90’ ou 3x60’ Esta oficina, criada a pensar nas pessoas que apresentam mais resistências e dificuldades em realizar actividades de leitura e de escrita, irá permitir aos participantes construir, a partir da leitura de imagens, da interpretação de textos, narrativas e ilustrações e pensar novos livros. Esta oficina apresenta-se sob a forma mais condensada ou mais alargada, pretendendo assim adaptar-se às necessidade e interesses específicos dos grupos de intervenção.
- Olhar pela Literacia ou o Estranho país das letras
Dos 3 aos 6 anos – 3 Sessões x 45’ Desde muito cedo a criança tem contacto com a palavra, seja ela escrita ou falada, e com a leitura. No entanto, muitas vezes não aproveitamos estes momentos de forma reflectida, para facilitar o exercício das competências de literacia emergente das crianças. Através da exploração de imagens e palavras, desenvolvem-se jogos lúdicos que permitem às crianças reflectir sobre o que é a palavra, a frase, o texto (notícia, conto, poema, carta) e pensar a utilidade da escrita. Pretende-se desta forma motivar as crianças para a aprendizagem da leitura e da escrita.
- Ler como se fosse uma urgência
Dos 14 aos 18 anos – 90’ Jogo dramático que promove o contacto com poesia de autores portugueses. Partindo de uma actividade lúdica e jogando com a poesia trabalha-se a interpretação, a leitura em voz alta e a exposição perante um grupo, e enfatizam-se alguns dos factores essenciais para a comunicação.
- Ferramenta livro (livros, espaços de acesso, criação)
alunos/formandos de animação, educação, turísmo e artes plásticas (duração adaptável)’ Partindo do contacto e exploração de livros promove-se a valorização do livro e a sua inclusão na lista de ferramentas dos futuros profissionais. Valoriza-se também o recurso aos espaços que facilitam o acesso a livros (livrarias, bibliotecas e outros espaços culturais) e até a sua criação, promovendo a valorização do sentir e ideias dos participantes.
- Leva-me à tua biblioteca!
>8 - 240’ Nesta oficina, os participantes irão organizar a visita de um escritor à biblioteca. Conhecer o escritor e a biblioteca são motivo de pesquisa. Exercícios de imaginação, escrita, trabalho plástico e dramatização fazem a recriação da visita, que é materializada através da animação de um pequeno teatro de sombras. Com esta oficina pretende-se divulgar a(s) biblioteca(s), dar a conhecer a vida e obra de alguns escritores, incentivar hábitos de pesquisa, organização e valorizar o trabalho criativo.
N.B. -Apercebi-me do eco que consoantes mudas fazem em mim, por isso escrevo fora do novo acordo ortográfico.